sexta-feira

Entender


Entender tem prefixo “in” com sentido de entrar e “tendere”(dirigir-se),de onde origina-se da palavra tenda, em suma, entender é “entrar na tenda “. Geralmente são os ciganos e beduínos que moram em tendas. Na tenda não há divisórias, não há quartos, cozinha, sala... quando se entra se vê tudo...O interior ! Logo se observa se o proprietário é rico ou pobre, se é bem organizado ou não. Tudo está à vista, sem segredos. Bem diferente é uma casa com quartos, banheiro, dispensa, cozinha, sala, etc . Quando se entra em um cômodo não se sabe o que há no próximo...

Quando faço esta analogia, é que só posso conhecer o outro, conhecendo sua tenda ou seus cômodos cheio de surpresas ou segredos.

Então não me diga que me entende sem conhecer minhas marcas, meu passado, minhas carências, medos, inseguranças, meu interior.

 Enfim, ninguém pode dizer eu te entendo sem que me conheça, ninguém pode me dizer eu te conheço sem que me entenda.
Ivanir Paes
"Tudo que escreveo é tudo que sinto, tudo que sinto é tudo que vivo...Se vivo é porque vim de um outro ser vivo"
Ivanir Paes